TABELA DE CORRESPONDÊNCIA  - ÍNDICE DE CARGA X CARGA KG/PNEU

 


 


* Se os pneus forem adequados para velocidades acima de 300 km/h, a Descrição do Serviço deverá estar marcada dentro do parêntese. Por exemplo, 195/50ZR15 (82Y).

* O símbolo ZR, como em 215/50 ZR 15, indica a capacidade de velocidade acima dos 240 km/h. Caso a
Descrição do Serviço não for mostrada, consulte o fabricante.




 

CONSTRUÇÃO




• Construção - “R” Pneu radial e “¬-” Pneu Diagonal.

• Pneu reforçado - “Reinf” ou Extra Load “XL”.

• Número de Lonas (PR) -  Associado ao número de lonas dos pneus diagonais usando como referencial os primeiros pneus construídos com lonas de algodão. Atualmente ainda em uso como “capacidade de carga”, os pneus dispõem de um número real de lonas menor, em função das mudanças dos materiais da carcaças.
Exemplo: 16 PR.

• Capacidade de carga com letras - Também utilizada em pneus diagonais e, em alguns casos, ainda em uso geral. A cada letra do alfabeto corresponde a uma capacidade de carga igual a duas lonas.
Exemplo: B=4, C=6 e H=16 lonas.

 
 

MARCAÇÃO LATERAL DO PNEU



Na lateral do pneu estão gravadas todas as informações relativas ao pneu como suas medidas, capacidade máxima de  carga, símbolo de velocidade, construção, data de fabricação, enfim, tudo o que o usuário necessita para a correta aplicação dos pneus.

 


 

Alem dos itens do desenho as seguintes informações também são importantes:

• TL - Tubeless - Pneus sem câmara.

• TT - Tubetype - Pneus com câmara.

• M+S - Mud & Snow - Pneus aplicáveis em lama e neve.

• Light Truck ou LT - Pneus de camioneta ou caminhão leve.

• País de Origem.

• Uma flecha na lateral do pneu - Indica sentido de rotação do pneu.

• TWI - Abreviação para "Tread Wear Indicator" - Indica ressaltos no sulco da rodagem que,  quando atingidos, determinam a necessidade de retirada do pneu de serviço. O valor mínimo permitido para uso dos pneus de passeio e carga é de 1,6 mm de borracha remanescente.

• Triângulo, ou símbolo do fabricante - Indica a posição dos T.W.I. nos sulcos da rodagem.

• OUTSIDE - lado externo - Posição de montagem do pneu em relação ao veículo.

• INSIDE - Lado interno - Posição  de montagem do pneu em relação ao veículo.


 

DESIGNAÇÃO DE TAMANHO E MODELO



 


 

A série DOT foi introduzida como norma obrigatória para a exportação de pneus para os EUA, e é uma forma extremamente prática de se determinar a idade do pneu, porque fornece elementos para esta análise. Hoje, praticamente todos os fabricantes de pneus utilizam este critério estampado na região de encontro entre lateral e talão. Localmente, alguns pneus podem receber a marcação em formato similar, sem a inscrição DOT.

DOT - Department Of Transportation.

XX-XX-XXXX - Código de conhecimento exclusivo do fabricante do pneu.

1207 - Informações disponibilizadas ao público onde os dois primeiros números registram a semana de fabricação (12) e os dois últimos números informam os dois últimos dígitos do ano de fabricação (2007).

 

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